top of page
Colourful Floral Spring Collection Fashion Website Banner.png

O câncer é a principal causa de morte por
doença infantojuvenil no Brasil, com
 cerca de 8.400 novos casos por ano.

No câncer infanto-juvenil o desafio é ainda maior, pois não existem medidas efetivas de prevenção, além de serem mais raros e agressivos que em adultos (INCA, 2020, último acesso em julho de 2023).

Apesar da gravidade, as terapias convencionais disponíveis atualmente para o tratamento de câncer, como a radioterapia e quimioterapia, proporcionam diversos efeitos colaterais, e nem sempre são eficazes (Komen, 2022).

Além disso, o diagnóstico e o próprio tratamento trazem impactos emocionais e na qualidade de vida e bem-estar, que requerem cuidados integrativos. Portanto,
são necessários tratamentos complementares que reduzem os efeitos colaterais dos tratamentos tradicionais, sem interação medicamentosa ou qualquer contra-indicação.

2.png

Uma alternativa eficaz é a
utilização de
Práticas Integrativas e Complementares (PICS), com a crescente demanda pela Terapia Floral de Bach (TFB) (Araújo, 2020). 

2.png

Além da estabilidade emocional proporcionada pela TFB, que auxilia no enfrentamento da doença, os pacientes oncológicos também buscam esta terapia com a intenção de redução dos efeitos colaterais do tratamento convencional (Gottschling et a., 2014).

A Terapia Floral é uma Prática Integrativa e Complementar PIC presente no Sistema Público de Saúde (SUS) e utiliza essências florais para promover a saúde física e emocional.

Diversos estudos já apontam indicações científicas acerca da sua eficácia (Gonçalves et al., 2018; Resende et al., 2014). São bem conhecidos os efeitos dos florais no equilíbrio emocional e mental (Ernst, 2010; Rodríguez-Martín et al., 2020). No entanto, recentes estudos, demonstram que os efeitos dos florais Bach também se estendem para a saúde física, atuando como potentes cicatrizantes e regeneradoras de tecidos, redução de infecções e inflamações; redução de dores agudas e crônicas (Rivas-Suárez et al., 2017), alergias cutâneas; hematomas e traumas ósseos (Orozco, 2022). Tem-se observado que os efeitos positivos dos florais são ainda mais pronunciados quando utilizados topicamente em creme específico para florais, como por exemplo, para o alívio de dores e inflamações (da Silva & de Campos, 2023; Rivas-Suárez et al., 2017). 

Nesse cenário, e com base nas observações clínicas de mais de 50 pacientes que fizeram o uso tópico de florais de Bach específicos para questões físicas (comunicação pessoal), como redução de dores, inflamações, desconforto intestinal e redução de efeitos de quimioterapia e radioterapia, nos últimos 8 meses, a
LOKRAM busca parceria e/ou patrocínio para a realização de pesquisas científicas inéditas, com o objetivo de produzir mais embasamento científico acerca dos efeitos biológicos dos florais de Bach e disseminar o seu uso nas clínicas e nos hospitais para o auxílio no tratamento de crianças com câncer e a melhoria na qualidade de vida e bem-estar destes pequenos. 


A LOKRAM foca em 2 linhas de pesquisa:

Pitch RIW_edited.jpg

Estudo clínico
 
Com base na literatura; nas observações clínicas de mais de 50 pacientes que fizeram o uso tópico de florais de Bach específicos para questões físicas (comunicação pessoal), como redução de dores, inflamações, desconforto intestinal e redução de efeitos de quimioterapia e radioterapia, nos últimos 8 meses e com base nos estudos envolvendo o eixo intestino-cérebro, que demonstraram a relação entre a predominância de determinados grupos de microrganismos na microbiota intestinal e estados emocionais negativos, como condições de estresse crônico, depressão e ansiedade (Lee et. Al, 2020), propomos a avaliação da modulação da microbiota intestinal por meio da utilização de florais de Bach ao longo do tempo. No entanto, para que os resultados sejam de acordo com o esperado é necessário seguir uma metodologia específica, de acordo com o proposto por nossos pesquisadores.
 
Ficou interessado em saber mais?

Estudo “in vitro”
 
Com base nas observações clínicas de mais de 50 pacientes que fizeram o uso tópico de florais de Bach específicos para questões físicas (comunicação pessoal), como redução de dores, inflamações, desconforto intestinal e redução de efeitos de quimioterapia e radioterapia, nos últimos 8 meses, propomos a avaliação dos efeitos de florais específicos na redução da progressão da multiplicação de células de câncer.
 
Ficou interessado em saber mais?

Pitch RIW (2).png

Referências Bibliográficas
 
Araujo, C. et al. Report of the Use of Cal-ifornia Florals in Extension Projects. J.P. P Nurse, 4, 017, 2020

Ernst, E. (2010). Bach flower remedies: a systematic review of randomised clinical trials. Swiss medical weekly, 140(3334).

Gottschling, S. et al. Differences in use of complementary and alternative medicine between children and adolescents with cancer in Germany. P. blood & cancer, 61(3), 488-492, 2014.

da Silva, Simone Dealtry Gomes, and Tácio Mauro Pereira de Campos. "Uso tópico dos Florais de Bach em veículo específico: uma inovação terapêutica." Research, Society and Development 12.6 (2023): e12212642029-e12212642029.

Komen, S. G. Quimioterapia e efeitos colaterais. Instituto espaço de vida, 2010. 

Lee, Sung-Ha, et al. "Emotional well-being and gut microbiome profiles by enterotype." Scientific reports 10.1 (2020): 1-9.

Orozco, R. (2022). Manual de aplicação tópica dos florais de Bach: Padrão Transpessoal. São Paulo, Brasil: Editora Healing. 

Rivas-Suárez, S. R. et al. Exploring the effectiveness of external use of Bach flower remedies on carpal tunnel syndrome: a pilot study. Journal of evidence-based complementary 22(1), 18-24, 2017.

Rodríguez, Y. et al. Reducción del malestar emocional en pacientes con enfermedades oncohematológicas. A. M. del Centro, 5(1), 99-105, 2011.

Wani, K. et al.  Evaluating the anticancer activity and nanoparticulate nature of homeopathic preparations of T. chebula. Homeopathy. 105(4):318-326, 2016.

bottom of page